O Centro de Pesquisa Aplicada em Contabilidade e Análise de Dados (ARC-A&A – Applied Research Center in Accounting and Analytics) da FGV em conjunto com a Coordenação do Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) da FGV EBAPE e a Coordenação do Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração da FGV EBAPE, em parceria com o Rutgers Accounting Research Center e Laboratory of Continuous Auditing and Reporting (Carlab) da Rutgers University, realizará nos dias 30 de novembro e 01 e 02 de dezembro, o VII Colóquio sobre Contabilidade Pública e Análise de Dados & 54 World Continuous Auditing & Reporting Symposia (WCARS)

O colóquio, em sua sétima edição, e o WCARS em sua 54a edição, reúnem especialistas internacionais para analisar a crescente demanda por transparência e accountability sobre a gestão dos recursos públicos, o que confere aos auditores do governo a responsabilidade de fornecer garantias sobre o desempenho de programas e a posição financeira das entidades governamentais, que devem ter seus recursos gastos adequadamente. As edições anteriores do Colóquio sobre Contabilidade Pública e Análise de Dados foram realizadas em Dezembro 2021, Dezembro 2020, Junho 2019, Junho 2018, Maio 2017 e Maio 2016, na FGV EBAPE.

Na edição de 2022 adotaremos a modalidade presencial com algumas apresentações online para viabilizar a participação de pesquisadores internacionais especialistas no tema. Aqui vale um registro histórico: as quatro primeiras edições foram exclusivamente presenciais. As edições V e VI, realizadas durante a pandemia de COVID-19, foram realizadas à distância. Finalmente, em 2022 voltaremos ao modelo presencial que nos permitirá voltar a ter interações pessoais como no passado.

O evento em três dias totalizará carga-horária líquida de 16 horas. Então, conforme apresentado no programa detalhado que segue, o primeiro dia (a partir das 9h00) será dedicado à interface entre “Contabilidade e Análise de Dados” e a elaboração de informações ESG (Environmental – Social – Governance), com uma série de palestras sobre esse grande tema. Nos dias 1 e 2 de dezembro teremos oito palestras de uma hora ou 45 minutos cada sobre o uso de Data Analytics  para a análise de big data no contexto de contabilidade pública, controle governamental e finanças públicas, ou que propõem a utilização de Data Analytics para o bem público; e duas aulas abertas de uma hora cada, sobre Text Analytics. Adicionalmente, os organizadores apresentarão o Virtual International Collaboration Education (VICE) e o Comitê de Informações ESG (CIESG) à comunidade acadêmica.

Esse evento é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) 

 

 

 

Informamos que a FGV exige apresentação do certificado de vacinação completa (pelo menos duas doses) para todas as pessoas que frequentam o prédio da escola. O uso de máscara é fortemente recomendado. Não é permitido o acesso às dependências da FGV trajando bermuda, short, minissaia, chinelos, blusas modelo top, cropped ou camiseta.